Perguntas Frequentes – Resiliência: Residência Artística 2021


Posso me inscrever como coletivo?
Sim, garantimos hospedagem e alimentação para todas, no entanto, os custos de transporte e o cachê para o projeto são para apenas uma pessoa.

Essa chamada é voltada para artistas, curadoras ou cientistas?
Para todas. Tanto artistas, curadoras quanto cientistas poderão se candidatar.

Sou artista, preciso já ter parceria com um laboratório/cientistas?
Não, no entanto é importante estar em diálogo com a ciência e/ou métodos científicos. Atente para o fato de que a residência não possui instalações e/ou infraestrutura de um laboratório científico. Ela se propõe a deslocar, cientista e artista, de seu lugar familiar de trabalho - o laboratório e/ou o atelier - e colocá-los para criar em outro tipo de ambiente.

Há alguma restrição quanto a idade das/os candidatas/os?
Não há restrição, são bem vindas todas as idades.

Essa chamada é voltada para qual linguagem artística?
Qualquer tipo de linguagem artística que, nessa ocasião, esteja em diálogo com a ciência. Conheça as ediçoes passada: https://resilience.silo.org.br/

Essa chamada é voltada para qual tipo de ciência?
Nesta ocasião, todo tipo de ciência que trate diretamente ou transversalmente das seguintes áreas: ciências naturais (ciências da vida, geociências, física, química); ciência da computação; matemática e divulgação científica.

Como serão as expedições?
As expedições serão coletivas. A expedição ao Itatiaia será realizada com a cientista e geóloga Adriana Alves. A decisão sobre se podemos pernoitar ou não no local será tomada na época da residência levando em conta as restrições de acesso ao Parque Nacional do Itatiaia por conta da pandemia.

É possível fazer expedições individuais?
Sim, cada residência pode fazer seu planejamento em relação aos locais que quer conhecer e trabalhar. No entanto, por motivos de segurança sanitária toda e qualquer circulação individual estará condicionada a segurança sanitária do coletivo de modo a mitigar o risco de contaminação das/os residentes.

Posso chegar ou sair em datas diferentes?
Não. O grupo selecionado nesta convocatória deverá chegar no dia 22 de agosto e partir no dia 12 de setembro.

Artistas brasileiros morando no exterior podem se inscrever?
Sim.

Artistas estrangeiros morando no Brasil podem se inscrever?
Sim.

Qual o idioma será aceito para inscrição? Serão aceitas propostas enviadas em português, inglês ou espanhol.

Meu projeto pode propor interação com a comunidade local? Por cuidados com a segurança sanitária, é importante que toda a interação com a comunidade aconteça através da Silo Escola. Você poderá propor encontros, oficinas e eventos que acontecerão virtualmente durante o período da residência.