Cabaré Brutal na Silo

Convidamos a todas, todos e todes para nosso festejo de fim de ano na Serrinha do Alambari!

No sábado do dia 26 de novembro, vamos nos reunir na sede da Silo para uma grande festança repleta de arte regional, comida boa e performances adaptadas para o nosso espaço. A entrada será gratuita e a classificação livre! A programação vai contar com o Lançamento do Catálogo da Resiliência Residência Artística | Arte e Ciência, uma iniciativa nossa, ocorrida entre 22 de agosto e 12 de setembro de 2021 na Serrinha do Alambari e no Planalto do Parque Nacional do Itatiaia. Nesta 4ª edição, tivemos pela primeira vez a oportunidade de reunir artistas e cientistas em uma imersão com muitas trocas e conversas boas!

Clique para ver a postagem completa

Depois do lançamento, vamos servir um almoço bem popular em diferentes regiões do Brasil e no mundo: porco no buraco! Também haverá opções para vegetarianos/veganos!

Seguindo com a programação estão as atrações regionais. A primeira delas é a Mazurca do Cacete, também chamada de Dança do Bastão. A mazurca chegou à Serrinha do Alambari na década de 1960, trazida por Pedro da Conceição, pai de Hilton Silva da Conceição, que hoje comanda a tropa de homens que dançam e batem os bastões de madeira – os cacetes – no ritmo da sanfona de oito baixos.

E para iniciar as performances do dia teremos o Cabaré Brutal, um formato de apresentação experimental que une artes performativas, artes plásticas, música, vídeo e gastronomia. No evento - que combina narrativa cênica com a criação de uma atmosfera vaudevilliana - é apresentada uma programação variada com atuações de artistas locais e internacionais reunidos em torno de uma dramaturgia comum, conduzida por um anfitrião.

Clique para ver a postagem completa

Essa realização é fruto de uma residência luso-brasileira - entre o espaço independente português Rua do Sol e a Silo - Arte e Latitude Rural. No Brasil temos a parceria mais que especial do Festival Internacional Novas Frequências, onde o Cabaré vai se apresentar nos dias 01 e 02 de dezembro. Faz parte desta edição do Cabaré Brutal:

Anfitriões: Svenja Tiger (DE), Francisco Babo (PT) e Daniel Toledo (BR)
Direção artística: Cinthia Mendonça (BR), Rick Lins (AT) e José Oliveira (PT)
Cenografia: Patrícia Pescada (PT)
Direção técnica: João Maya (PT)
Iluminação: Gonçalo Araújo (PT)
Artistas: Andres Montes (MX), Dani D’Emília (BR), Ece Canli (TR), Edgar Calel (GT), Luana Vitra (BR), Leonor Parda (PT), Piolho Nababo: Desali e Daniel Toledo (BR), Susana Chiocca (PT).

E será com o teatro que vamos finalizar a noite! E teatro local! A CIA Labex_Teatro surgiu do encontro de artistas da região do Vale da Mantiqueira que, após o isolamento social imposto pela pandemia, uniram-se desejosos no aprofundamento da prática da pesquisa, investigação e criação em Teatro.

Assine nossa newsletter e siga a Silo nas redes sociais para saber mais!