CURSO LIVRE CaipiraTech Lab
07 Setembro - 2020
Inscrições
O período de inscrição é de 07 a 14 de setembro. Para inscrever-se acesse aqui o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Programação
Oferecemos 22h de formação organizadas em 3 módulos: Gestão, Finanças e Comunicação. Haverá também um encontro de abertura e outro de encerramento. Os encontros serão sempre entre 16h e 18h.
Cada encontro contará com uma/um facilitadora/or específica/o, com experiência de vida e trabalho ligada ao tema do módulo. O curso reveza entre troca de conhecimento por meios técnicos como apresentação de slides, planilhas, gráficos e exercícios e meios narrativos: histórias de vida e de práticas cotidianas. As aulas acontecem com interatividade entre os participantes e momentos para práticas e partilha de questões.
Abaixo o cronograma:
Encontro de abertura – 20 de setembro
Módulo 1: Gestão - 21, 22 e 23 de setembro de 16:00 à 18:00h
- Dia 21 - Trabalho cooperativado e produção ecológica de média e larga escala - Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), MST Rio Grande do Sul - com Indiane Rubenich (Coopan)
- Dia 22 - Como criar e trabalhar a partir do [recurso] que se tem - MST Santa Catarina - com Neiva Vieira (MST)
- Dia 23 - Metodologias para organização de grupos e tomada de decisão - com a especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas, Mari do Espírito Santo
Módulo 2: Finanças - 28, 29, 30 de setembro de 16:00 à 18:00h
- Dia 28 - Cadernetas agroecológicas e fortalecimento das mulheres agricultoras - GT Mulheres da Articulação de de Agroecologia do Rio de Janeiro - com Renata Solto, Yasmim Villaseca e Vanessa Schottz.
- Dia 29 - Análise Econômico-Ecológica de Agroecossistemas - Método LUME - com Paulo Neto
- Dia 30 - Organização da produção agrícola: custos, valores e logística: aprendizados de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA-Brasil) - com Wagner Santos
Módulo 3: Comunicação - 05, 06 e 07 de outubro de 16:00 à 18:00h
- Dia 05 - Identidades e comunicação afetiva - ABA - Associação Brasileira de Agroecologia - com Nathália Almeida.
- Dia 06 - Criação de peças gráficas e divulgação nas redes sociais - Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos - com Angélica Almeida
- Dia 07 - Produção e edição de imagens e vídeos - Silo - Arte e Latitude Rural - com Sara Lana
Encontro de Encerramento – Dia 08 de outubro
Quem pode participar?
Podem participar grupos, organizações e unidades de referência/produção ou indivíduo que fazem parte do sistema agroalimentar (pessoas que cuidam do cultivo, do beneficiamento, do escoamento, da venda desses produtos) da região. Serão 15 participantes no total. O curso é gratuito e a inscrição é realizada por meio deste formulário. Haverá emissão de certificado para os participantes.
Estruturas digitais e material didático
O curso será integralmente ministrado na modalidade virtual, em videoconferências online através da plataforma Zoom. Todas as aulas serão gravadas e, após o curso, serão disponibilizadas publicamente em nosso canal do Youtube*. A comunicação/partilha de materiais entre os participantes e equipe de organização acontecerá através de grupo no Whatsapp, pasta no Google Drive, E-mail.
Após o curso, será disponibilizado material didático do conteúdo abordado, para dar suporte aos participantes na hora de replicarem os aprendizados junto aos seus grupos/organizações.
Não deixe a internet ser um empecilho à sua participação! Se houver necessidade, podemos fornecer orientações, antes do curso, para que todas e todos aprendam a utilizar as plataformas e estruturas necessárias! Basta sinalizar essa necessidade no campo “Informações complementares, dúvidas e comentários“ no formulário de inscrição.
Ao participar, você autoriza o uso e divulgação da sua imagem para os fins aqui mencionados.
Concessão do auxílio à participação e ao acompanhamento
Oferecemos uma bolsa (parcela única) no valor de R$ 700,00 de suporte à participação e acompanhamento pontual da pessoa inscrita (até 9 meses após o curso)
Como será o acompanhamento? Entraremos em contato pontualmente, aproximadamente após 3, 6, e 9 meses do curso, esperando saber: se foi possível replicar os aprendizados do curso, se encontrou pessoas e grupos interessados no recursos aprendidos , se houve e quais foram as mudanças significativas percebidas na organização (social, financeira e produtiva) do grupo.
Como conceder a bolsa? No momenta da inscrição via formulário a pessoa interessada pode optar por concorrer a bolsa ou não. As/os candidatas/os à bolsa serão selecionadas/os de acordo com critérios pré estabelecidos na convocatória.
Responsabilidades e compromisso dos bolsistas
- Requisitos
- perenidade da produção agrícola (atividade permanente)
- mercado estabelecido (mínimo 1 ano)
- residir na região de abrangência do Vale do Rio Paraíba e Serra da mantiqueira
O candidato à bolsa se compromete à:
- participar integralmente dos 3 módulos do curso
- estar disponível para acompanhamento nos 9 meses posteriores ao curso: responder emails, mensagens, formulários, entrevistas e eventualmente receber visitas de nossas/os pesquisadoras/es;
- se comprometer a replicar os aprendizados, levando-os para comunidade/grupo por meio de conversas, oficinas ou práticas cotidianas;
- encaminhar os seguintes materiais, previamente ao curso: Formulário de Identificação Ampliado e Termo de compromisso.
(caso tenha restrição para participar em algum dos dias, um outro membro do seu coletivo/organização/grupo familiar poderá participar no lugar, mediante análise. se este for o caso, por favor indique no formulário de inscrição, no campo ”Informações complementares, dúvidas e comentários”.)
Finalidade do curso livre
- Incentivar sistemas agroalimentares orientados pela agroecologia, em transição ou da agricultura familiar.
- Facilitar a formação de redes de co-responsabilidade compostas por organizações, produtoras/es, consumidoras/es e prestadoras/es de serviço (dentro do mercado de infraestrutura, manufatura, beneficiamento e distribuição de alimentos) na região do Vale do Rio Paraíba e Serra da Mantiqueira para fortalecer a economia local e apoiar a perenidade da produção e da distribuição de alimentos sem veneno.
- Compartilhar ferramentas (de gestão e produção) e conhecimentos (tecnológico, científico e popular) para profissionalizar ou agregar qualidade ao trabalho que já vêm sendo feito, na região, ligados ao cultivo e oferta de alimentos saudáveis, justos e sustentáveis.
- Informar e conscientizar sobre o funcionamento dos sistemas agroalimentares, sua importância e maneiras de sustentá-lo a médio e longo prazo.
Apresentação do programa
CaipiraTechLab é um programa da Silo que tem por objetivo colaborar com o fortalecimento dos sistemas agroalimentares locais garantindo assim a perenidade da produção e da distribuição de alimentos saudáveis, justos e sustentáveis.
Sistemas agroalimentares envolvem todos os processos relacionados à alimentação - produção, processamento, comercialização, preparação e consumo. A maneira que nos organizamos para produzir, distribuir e consumir alimentos tem profundo impacto na saúde das pessoas, nas relações sociais e no meio ambiente - podemos contribuir tanto para a regeneração de ambientes como para a deterioração das condições de vida no planeta.
Formas de organização participativas, orientadas pela agroecologia, colaboram para a democratização do acesso a alimentos sem agrotóxicos, a redução do consumo de alimentos ultraprocessados e a constituição de circuitos locais de distribuição e de instrumentos alternativos de regulação política e institucional.
Os sistemas agroalimentares também expressam cultura e valor. Valorar grupos tradicionais e a agricultura familiar camponesa pode alterar os fluxos de distribuição da riqueza nas cadeias alimentares e prevenir a degradação das culturas alimentares locais.
O programa se materializa por meio de três frentes:
- Mapeamento e campanha de divulgação das/os produtoras/es rurais da região e de pequenos estabelecimentos de manufatura/beneficiamento de produtos locais.
- Formação livre - em gestão, finanças e comunicação - de 22 horas distribuída em 3 módulos. Somando 11 encontros.
- Criação de uma plataforma que venha a complementar práticas presenciais já estabelecidas para convergir produtoras/es, prestadoras/es de serviço (dentro do mercado de infraestrutura, manufatura, beneficiamento e distribuição de alimentos) oferecendo comunicação, espaço seguro para venda/compra, assessoria e uma consciência de rede de co-responsabilidade.
Conheça nossa campanha de incentivo aos alimentos produzidos em nossa região acessando nosso site e nossas redes sociais na internet.
Esse projeto está sendo realizado com o apoio do Instituto Ibirapitanga.