CURSO LIVRE CaipiraTech Lab

Inscrições

O período de inscrição é de 07 a 14 de setembro. Para inscrever-se acesse aqui o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


Programação

Oferecemos 22h de formação organizadas em 3 módulos: Gestão, Finanças e Comunicação. Haverá também um encontro de abertura e outro de encerramento. Os encontros serão sempre entre 16h e 18h.

Cada encontro contará com uma/um facilitadora/or específica/o, com experiência de vida e trabalho ligada ao tema do módulo. O curso reveza entre troca de conhecimento por meios técnicos como apresentação de slides, planilhas, gráficos e exercícios e meios narrativos: histórias de vida e de práticas cotidianas. As aulas acontecem com interatividade entre os participantes e momentos para práticas e partilha de questões.

Abaixo o cronograma:

Encontro de abertura – 20 de setembro

Módulo 1: Gestão - 21, 22 e 23 de setembro de 16:00 à 18:00h

Módulo 2: Finanças - 28, 29, 30 de setembro de 16:00 à 18:00h

Módulo 3: Comunicação - 05, 06 e 07 de outubro de 16:00 à 18:00h

Encontro de Encerramento – Dia 08 de outubro


Quem pode participar?

Podem participar grupos, organizações e unidades de referência/produção ou indivíduo que fazem parte do sistema agroalimentar (pessoas que cuidam do cultivo, do beneficiamento, do escoamento, da venda desses produtos) da região. Serão 15 participantes no total. O curso é gratuito e a inscrição é realizada por meio deste formulário. Haverá emissão de certificado para os participantes.


Estruturas digitais e material didático

O curso será integralmente ministrado na modalidade virtual, em videoconferências online através da plataforma Zoom. Todas as aulas serão gravadas e, após o curso, serão disponibilizadas publicamente em nosso canal do Youtube*. A comunicação/partilha de materiais entre os participantes e equipe de organização acontecerá através de grupo no Whatsapp, pasta no Google Drive, E-mail.

Após o curso, será disponibilizado material didático do conteúdo abordado, para dar suporte aos participantes na hora de replicarem os aprendizados junto aos seus grupos/organizações.

Não deixe a internet ser um empecilho à sua participação! Se houver necessidade, podemos fornecer orientações, antes do curso, para que todas e todos aprendam a utilizar as plataformas e estruturas necessárias! Basta sinalizar essa necessidade no campo “Informações complementares, dúvidas e comentários“ no formulário de inscrição.

Ao participar, você autoriza o uso e divulgação da sua imagem para os fins aqui mencionados.


Concessão do auxílio à participação e ao acompanhamento

Oferecemos uma bolsa (parcela única) no valor de R$ 700,00 de suporte à participação e acompanhamento pontual da pessoa inscrita (até 9 meses após o curso)

Como será o acompanhamento? Entraremos em contato pontualmente, aproximadamente após 3, 6, e 9 meses do curso, esperando saber: se foi possível replicar os aprendizados do curso, se encontrou pessoas e grupos interessados no recursos aprendidos , se houve e quais foram as mudanças significativas percebidas na organização (social, financeira e produtiva) do grupo.

Como conceder a bolsa? No momenta da inscrição via formulário a pessoa interessada pode optar por concorrer a bolsa ou não. As/os candidatas/os à bolsa serão selecionadas/os de acordo com critérios pré estabelecidos na convocatória.

Responsabilidades e compromisso dos bolsistas

O candidato à bolsa se compromete à:

(caso tenha restrição para participar em algum dos dias, um outro membro do seu coletivo/organização/grupo familiar poderá participar no lugar, mediante análise. se este for o caso, por favor indique no formulário de inscrição, no campo ”Informações complementares, dúvidas e comentários”.)


Finalidade do curso livre


Apresentação do programa

CaipiraTechLab é um programa da Silo que tem por objetivo colaborar com o fortalecimento dos sistemas agroalimentares locais garantindo assim a perenidade da produção e da distribuição de alimentos saudáveis, justos e sustentáveis.

Sistemas agroalimentares envolvem todos os processos relacionados à alimentação - produção, processamento, comercialização, preparação e consumo. A maneira que nos organizamos para produzir, distribuir e consumir alimentos tem profundo impacto na saúde das pessoas, nas relações sociais e no meio ambiente - podemos contribuir tanto para a regeneração de ambientes como para a deterioração das condições de vida no planeta.

Formas de organização participativas, orientadas pela agroecologia, colaboram para a democratização do acesso a alimentos sem agrotóxicos, a redução do consumo de alimentos ultraprocessados e a constituição de circuitos locais de distribuição e de instrumentos alternativos de regulação política e institucional.

Os sistemas agroalimentares também expressam cultura e valor. Valorar grupos tradicionais e a agricultura familiar camponesa pode alterar os fluxos de distribuição da riqueza nas cadeias alimentares e prevenir a degradação das culturas alimentares locais.

O programa se materializa por meio de três frentes:

Conheça nossa campanha de incentivo aos alimentos produzidos em nossa região acessando nosso site e nossas redes sociais na internet.

Esse projeto está sendo realizado com o apoio do Instituto Ibirapitanga.