CURSO LIVRE CaipiraTechLab 2021

Inscrições

O período de inscrição é de 05 a 20 de outubro. Para inscrever-se acesse o formulário: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


Programação

Oferecemos 36h de formação organizadas em 4 módulos:

Ao se inscrever, você aceita participar de todos os módulos do curso. Haverá também um encontro de abertura e outro de encerramento. Os encontros acontecem durante a semana, entre 17:30 e 19:30 ou entre 18:00 e 20:00h.

Cada encontro contará com uma/um facilitadora/or específica/o que tem experiência de vida e trabalho qualificado ligada ao tema do módulo. O curso é dividido em momentos de laboratório de práticas, aulas temáticas, aulas abertas e consolidação da aprendizagem. As aulas são interativas, as/os participantes poderão fazer perguntas e ainda compartilhar práticas e conhecimentos. Os momentos de Consolidação da Aprendizagem serão via Telegram, por meio de um grupo, onde as/os participantes poderão conversar sobre os temas das aulas e realizar exercícios práticos.

Abaixo o cronograma:

Encontro de abertura – 26 de outubro (18:00 - 20:00h)

Módulo 1: Construção Social de Mercados - 28 de outubro, 03 e 04 de novembro

Módulo 2: Agricultura e Mudanças Climáticas - 08 e 09 de novembro

Módulo 3: Agroecologia e finanças - 16, 17, 18 e 25 de novembro

Módulo 4: Arte e Comunicação - 22, 23 e 29 de novembro

Encerramento – 1º de dezembro (18:00 - 20:00h)


Quem pode participar?

Podem participar agricultoras/es, produtoras/es de alimentos e prestadoras/es de serviço (dentro do mercado de infraestrutura, beneficiamento e escoamento); indivíduos e representantes de grupos, organizações, articulações e populações tradicionais (indígenas, quilombolas e outros) que compõem o sistema agroalimentar das seguintes regiões:

A inclusão dessas regiões da Caatinga e do Cerrado está sendo proposta para que haja, durante o curso, um intercâmbio entre produtoras/es com o objetivo de enriquecer seus repertórios referentes a mercado, cooperações e mudanças climáticas.

Garantimos vagas para pessoas negras, indígenas, de comunidades tradicionais, mulheres, juventude, representantes de organizações/movimentos sociais do campo (MST, MPA etc). Além disso, parte das vagas serão destinadas a pessoas que já participaram do mapeamento do CaipiraTechLab.

Serão oferecidas 20 vagas. O curso é gratuito e a inscrição é realizada por meio do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Haverá emissão de certificado para as/os participantes.


Estruturas digitais e material didático

O curso será integralmente ministrado na modalidade virtual, em videoconferências online na plataforma Zoom. A comunicação e partilha de materiais entre as/os participantes e equipe de organização acontecerá por meio de um grupo no Telegram e e-mail.

Ao fim do curso, será disponibilizado material didático do conteúdo abordado, para dar suporte às/aos participantes na hora de replicarem os aprendizados junto aos seus grupos/organizações.

Não deixe a internet ou a pouca familiaridade com ferramentas virtuais serem um empecilho à sua participação. Se houver necessidade, podemos fornecer orientações, antes do curso, para que todas e todos aprendam a utilizar as plataformas e estruturas necessárias! Basta sinalizar essa necessidade no campo “Informações complementares, dúvidas e comentários“ no formulário de inscrição.

Ao participar, você autoriza o uso e divulgação da sua imagem para os fins aqui mencionados e autoriza sua participação em nossa pesquisa com agentes dos sistemas agroalimentares territoriais.


Concessão do auxílio à participação e ao acompanhamento

Oferecemos uma bolsa (parcela única) no valor de R$ 1.000,00 de suporte à participação e acompanhamento pontual da pessoa contemplada (até 18 meses após o curso).

Como será o acompanhamento? Entraremos em contato pontualmente, aproximadamente a cada 3 meses, esperando saber: se foi possível replicar os aprendizados do curso, se encontrou pessoas e grupos interessados nos recursos aprendidos, se houve e quais foram as mudanças significativas percebidas na organização (social, financeira e produtiva) do grupo.

Como requerer a bolsa? No momento da inscrição via formulário a pessoa interessada pode optar por concorrer a bolsa ou não. As/os candidatas/os à bolsa serão selecionadas/os de acordo com critérios pré estabelecidos na convocatória. No total, serão oferecidas 9 bolsas.

Responsabilidades e compromisso dos bolsistas

Requisitos:

O candidato à bolsa se compromete à:

*caso tenha restrição para participar em algum dos dias, um outro membro do seu coletivo/organização/grupo familiar poderá participar no lugar, mediante análise. Se este for o caso, por favor indique no formulário de inscrição, no campo ”Informações complementares, dúvidas e comentários”.


Finalidade do curso livre


Apresentação do programa

CaipiraTechLab é um programa da Silo - Arte e Latitude Rural que tem por objetivo colaborar com o fortalecimento dos sistemas alimentares territoriais orientados pela agroecologia, fortalecendo a perenidade da produção e os circuitos curtos de distribuição de alimentos saudáveis, sustentáveis e justos.

Sistemas alimentares envolvem todos os processos relacionados à alimentação. A maneira como nos organizamos para produzir, processar, distribuir, comercializar e consumir alimentos tem profundo impacto na saúde das pessoas e do ambiente - podemos nos guiar por uma ética de solidariedade, cuidado e respeito ou, ao contrário, reforçar o individualismo e a deterioração das condições de vida na Terra.

Sistemas alimentares também expressam cultura e valor. A valorização de grupos tradicionais e camponeses é uma forma de prevenir a degradação da diversidade das culturas alimentares e incidir sobre a distribuição da riqueza nos circuitos de produção e consumo.

Os efeitos sociais da pandemia, especialmente a fome e insegurança alimentar e nutricional, demonstram a dimensão estratégica das formas participativas de organização que apoiem a democratização do acesso a comida de verdade e sem agrotóxicos, a redução do consumo de alimentos ultraprocessados, a constituição de circuitos curtos de distribuição e de instrumentos alternativos de regulação política e institucional.

O programa se materializa por meio de três frentes:

Esse projeto está sendo realizado com o apoio do Instituto Ibirapitanga e da Ford Foundation.