CURSO LIVRE CaipiratechLAB 2022

Inscrições

O período de inscrição é de 01 a 20 de junho. Para inscrever-se acesse o formulário: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


Programação

O processo formativo acontece entre os dias 03 e 23 de julho de 2022, das 16h às 18h. Haverá 2 encontros presenciais na Silo Escola, Serrinha do Alambari, Resende, RJ.
Oferecemos 26h de formação organizadas em 3 módulos:

Ao se inscrever, você aceita participar de todos os módulos do curso, além dos encontros de abertura e de encerramento. Os encontros acontecem entre 03 e 23 de julho de 2022, sempre entre 16:00 e 18:00h. Os participantes das Regiões da Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina, Serra do Mar e Vale do Paraíba se comprometem a participar também dos momentos presenciais na Silo Escola, na Serrinha do Alambari, Resende -RJ (Para isso oferecemos alimentação e reembolso de passagens ou combustível).

Cada encontro contará com uma/um facilitadora/or específica/o que tem experiência de vida e trabalho qualificado ligada ao tema do módulo. O curso é dividido em momentos de laboratório de práticas, aulas temáticas, aulas abertas e consolidação da aprendizagem. As aulas são interativas, as/os participantes poderão fazer perguntas e ainda compartilhar práticas e conhecimentos. Os momentos de Consolidação da Aprendizagem contam com uma programação específica de conversas, aulas e interações. Eles serão via Telegram, por meio de um grupo, onde as/os participantes poderão conversar sobre os temas das aulas e realizar exercícios práticos. Os laboratórios de práticas e encontro de encerramento presencial acontecerão na Silo Escola.

Abaixo o cronograma:

Encontro de abertura – 03 de julho (16:00 - 17:00h)

Módulo 1: FINANÇAS E ORGANIZAÇÃO EM REDE - 04, 05, 06 e 16 de julho

Módulo 2: AGRICULTURA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS - 11 e 12 de julho

Módulo 3: Arte e Comunicação - 16, 18 e 19 de julho

Encerramento on-line – 20 de julho (quarta 16:00 - 17:00h)

Encontro de Encerramento Presencial - 23 de julho (sábado 8:00 - 17:00h) - Laboratório de Práticas: Carimbos e Embalagens, repertórios estéticos - com Andrés Sandoval (SP)


Quem pode participar?

Podem participar agricultoras/es, produtoras/es de alimentos e prestadoras/es de serviço (dentro do mercado de infraestrutura, beneficiamento e escoamento); indivíduos e representantes de grupos, organizações, articulações e populações tradicionais (indígenas, quilombolas e outros) em especial a/os que foram mapeadas/os no programa e que compõem o sistema agroalimentar das seguintes regiões:

Obs.: A inclusão dessas regiões da Caatinga e do Cerrado está sendo proposta para que haja, durante o curso na modalidade on-line, um intercâmbio entre produtoras/es com o objetivo de enriquecer seus repertórios referentes a mercado, cooperações e mudanças climáticas.

Garantimos vagas para pessoas negras, indígenas, de comunidades tradicionais, mulheres, juventude, representantes de organizações/movimentos sociais do campo (MST, MPA etc). Além disso, parte das vagas serão destinadas a pessoas que já participaram do mapeamento do CaipiratechLAB.

Serão oferecidas um total de 15 vagas. O curso é gratuito e a inscrição é realizada por meio do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Haverá emissão de certificado para as/os participantes que tiverem ao menos 75% de presença.


Estruturas digitais e material didático

O curso será principalmente ministrado na modalidade virtual, em videoconferências on-line na plataforma Zoom. A comunicação e partilha de materiais entre as/os participantes e equipe de organização acontecerá por meio de um grupo no Telegram e e-mail.

Ao participar, você autoriza o uso e divulgação da sua imagem para os fins aqui mencionados e autoriza sua participação em nossa pesquisa com agentes dos sistemas agroalimentares territoriais.


Concessão do auxílio à participação e ao acompanhamento

Oferecemos uma bolsa (parcela única) no valor de R$ 1.000,00 de suporte à participação e acompanhamento pontual da pessoa contemplada (até 18 meses após o curso).

Como será o acompanhamento? Entraremos em contato pontualmente, aproximadamente a cada 3 meses, esperando saber: se foi possível replicar os aprendizados do curso, se encontrou pessoas e grupos interessados nos recursos aprendidos, se houve e quais foram as mudanças significativas percebidas na organização (social, financeira e produtiva) do grupo.

Como requerer a bolsa? No momento da inscrição via formulário a pessoa interessada pode optar por concorrer a bolsa ou não. As/os candidatas/os à bolsa serão selecionadas/os de acordo com critérios pré estabelecidos na convocatória. No total, serão oferecidas 5 bolsas.

Requisitos, responsabilidades e compromisso da/os bolsistas

Requisitos:

Compromissos e responsabilidades:

*caso tenha restrição para participar em algum dos dias, um outro membro do seu coletivo/organização/grupo familiar poderá participar no lugar, mediante análise. Se este for o caso, por favor indique no formulário de inscrição, no campo ”Informações complementares, dúvidas e comentários”.


Apresentação do programa

CaipiratechLAB é um programa da Silo Arte e Latitude Rural que colabora com o fortalecimento dos sistemas agroalimentares regionais e sua expressão cultural por meio de mapeamento, cursos e desenvolvimento de tecnologia que convergem na plataforma multifuncional baseada em princípios do cooperativismo.

Esse projeto está sendo realizado com o apoio de Porticus, Cal e Ford Foundation.