CURSO CaipiratechLAB 2023

Inscrições

O curso é gratuito. O período de inscrição é de 03 de abril de 2023 a 15 de maio de 2023. Para inscrever-se acesse o formulário: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


Metodologia

O processo formativo acontece entre os dias 04 de julho de 2023 e 09 de agosto de 2023. Haverá um encontro presencial de três dias na Silo Escola, Serrinha do Alambari, Resende, RJ.

Oferecemos 34h de formação organizadas em 3 módulos:

O curso é formado por aulas online, aulas abertas online (transmitidas via youtube), laboratórios de práticas presenciais e contínua consolidação da aprendizagem via grupo no telegram.

Ao se inscrever a pessoa se compromete a participar de todos os módulos do curso e do grupo de telegram. As pessoas participantes das regiões da Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina, Serra do Mar, Vale do Paraíba e do Café se comprometem a participar também do encontro presencial na Silo Escola, na Serrinha do Alambari, Resende - RJ, de 4 a 6 de agosto de 2023 (para isso oferecemos alimentação, hospedagem e reembolso do custo de passagens ou combustível).

Os encontros virtuais acontecem entre 04 de julho e 09 de agosto de 2023, sempre entre 16:30 e 18:30h. Cada encontro contará com uma/um facilitadora/or específica/o que tem experiência de vida e trabalho qualificado ligado ao tema do módulo. O curso é dividido em momentos de laboratório de práticas, aulas temáticas, aulas abertas e consolidação da aprendizagem. As aulas são interativas, as/os participantes poderão fazer perguntas e ainda compartilhar práticas e conhecimentos. Os momentos de Consolidação da Aprendizagem contam com uma programação específica de conversas, aulas e interações. Eles serão via Telegram, por meio do grupo “Portal”, onde as/os participantes poderão conversar sobre os temas das aulas, realizar exercícios práticos, conhecer as pessoas que participaram nas edições anteriores e ainda receber formação contínua por meio de encontros mensais com agricultoras/es convidadas/os, técnicas/os e pesquisadoras/es.

CRONOGRAMA

Encontro de abertura – 4 de julho (terça - 16:30 - 18:30h)

MÓDULO 1: GESTÃO, FINANÇAS E ARRANJOS ECONÔMICOS - 5, 11, 12, 19 de julho e 2 de agosto

MÓDULO 2: SAÚDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS - 18 de julho, 5 e 9 de agosto

MÓDULO 3: ARTE E COMUNICAÇÃO - 25 e 26 de julho, 4 e 6 de agosto


*As aulas regulares serão realizadas pela plataforma Zoom e as aulas abertas serão transmitidas pelo YouTube.


Quem pode participar?

Podem participar agricultoras/es e produtoras/es de alimentos, sendo estes indivíduos e/ou representantes de grupos, organizações e articulações; populações camponesas ou originárias (indígenas, quilombolas, ribeirinhas e outros) e mapeadas/os no programa que compõem o sistema agroalimentar das seguintes regiões:

Obs.: A inclusão dessas regiões da Caatinga e do Cerrado está sendo proposta para que haja, durante o curso na modalidade on-line, um intercâmbio entre agricultoras/es com o objetivo de enriquecer seus repertórios referentes a cultura-cultivo, mercado, cooperações e mudanças climáticas.

Reservamos vagas para pessoas negras, indígenas, de comunidades tradicionais e/ou originárias, mulheres, juventude, representantes de organizações/movimentos sociais do campo (MST, MPA, etc). Além disso, parte das vagas serão destinadas a pessoas que já participaram do mapeamento do CaipiratechLAB e que ainda não fizeram essa formação.

Serão oferecidas um total de 15 vagas. O curso é gratuito e a inscrição é realizada por meio do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Haverá emissão de certificado para as/os participantes que tiverem ao menos 75% de presença.


Estruturas digitais e material didático

O curso será ministrado na modalidade virtual em videoconferências on-line na plataforma Zoom. Haverá aulas abertas transmitidas para o canal youtube da Silo. A comunicação, a partilha de materiais para as/os participantes e os encontros contínuos de consolidação do conhecimento acontecerão por meio do grupo “Portal” no Telegram.

Ao participar, você autoriza o uso e divulgação da sua imagem para os fins aqui mencionados e autoriza sua participação em nossa pesquisa com agentes dos sistemas agroalimentares territoriais.


Concessão do auxílio à participação e ao acompanhamento

Com o objetivo de mensurar os impactos do processo formativo em grupos camponeses de nossa área de atuação, oferecemos uma bolsa (parcela única) no valor de R$ 1.000,00 para o acompanhamento pontual da pessoa contemplada (por até 18 meses após o curso).

Como será o acompanhamento?

Entraremos em contato pontualmente, aproximadamente a cada 3 meses, esperando saber: se foi possível replicar os aprendizados do curso; se encontrou pessoas e grupos interessados nos recursos aprendidos; se houve e quais foram as mudanças significativas percebidas na organização (social, financeira e produtiva) do grupo.

Como requerer a bolsa?

No momento da inscrição via formulário a pessoa interessada pode optar por concorrer a bolsa ou não. As/os candidatas/os à bolsa serão selecionadas/os de acordo com critérios pré-estabelecidos na convocatória. No total, serão oferecidas 3 bolsas.

Requisitos, responsabilidades e compromisso da/os bolsistas

Requisitos:

Compromissos e responsabilidades:

*Caso tenha restrição para participar em algum dos dias, uma outra pessoa integrante do seu coletivo/organização/grupo familiar poderá participar no lugar, mediante análise. Se este for o caso, por favor indique no formulário de inscrição, no campo ”Informações complementares, dúvidas e comentários”.


Apresentação do programa

CaipiratechLAB é um programa da Silo Arte e Latitude Rural que colabora com o fortalecimento dos sistemas agroalimentares regionais e sua expressão cultural por meio de mapeamento, cursos formativos contínuos e desenvolvimento de tecnologia que converge em uma plataforma multifuncional, para formação, comunicação e venda, baseada em princípios do cooperativismo.

Esse projeto está sendo realizado com o apoio do Instituto Ibirapitanga, Porticus e Cal, instituições filantrópicas.