CURSO CaipiratechLAB 2024
04 Março - 2024
Inscrições
O período de inscrição é de 04 a 27 de março de 2024. Para se inscrever acesse o formulário: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
O que é o curso?
A edição do Curso CaipiratechLAB de 2024 tem como tema O mundo é uma floresta. Com o objetivo de inspirar e apoiar iniciativas que auxiliem a reverter a degradação dos ecossistemas, além de prezar pelos bens e saberes locais e tradicionais, esta edição dará ênfase aos processos regenerativos, especialmente aqueles relacionados às florestas, territórios, povos, saberes e fazeres.
O processo formativo acontece entre os dias 29 de abril e 29 de maio de 2024. Haverá um encontro presencial de três dias na Silo Escola, Serrinha do Alambari, Resende, RJ.
Oferecemos 34h de formação organizadas em 3 módulos:
- Gestão, Finanças e Arranjos econômicos
- Arte e Comunicação
- Saúde e Mudanças Climáticas
O curso é formado por aulas online, aulas abertas online (transmitidas via youtube), laboratórios de práticas presenciais e contínua consolidação da aprendizagem via grupo em aplicativo de mensagens instantâneas.
Ao se inscrever a pessoa se compromete a participar de todos os módulos do curso e do grupo de mensagens. As pessoas participantes das regiões da Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina, Serra do Mar, Vale do Paraíba e do Café se comprometem a participar também do encontro presencial na Silo Escola, na Serrinha do Alambari, Resende - RJ, de 24 a 26 de maio de 2024 (para isso oferecemos alimentação, hospedagem e reembolso do custo de passagens ou combustível).
Os encontros virtuais irão acontecer entre 29 de abril e 29 de maio de 2024, sempre entre 17:00 e 19:00h. Cada encontro contará com uma/um facilitadora/or específica/o que tem experiência de vida e trabalho qualificado ligado ao tema do módulo. As aulas são interativas, as/os participantes poderão fazer perguntas e ainda compartilhar práticas e conhecimentos. Os momentos de Consolidação da Aprendizagem contam com uma programação específica de conversas, aulas e interações. Eles serão via aplicativo de mensagens instantâneas, por meio do grupo “Portal”, onde as/os participantes poderão conversar sobre os temas das aulas, realizar exercícios práticos, conhecer as pessoas que participaram nas edições anteriores e ainda receber formação contínua por meio de encontros mensais com agricultoras/es convidadas/os, técnicas/os e pesquisadoras/es.
CRONOGRAMA
- Encontro de abertura – 29 de abril (segunda - 17:00 - 18:00)
MÓDULO 1: GESTÃO, FINANÇAS E ARRANJOS ECONÔMICOS - 2 de maio a 14 de maio
- REMOTO - 2 de maio - (quinta - 17:00 - 19:00)
Aula Aberta Online - Previdência Social Rural: a efetivação da proteção social dos agricultores familiares e camponeses
com Amanda Moura (Advogada previdenciarista, especialista em Planejamento Previdenciário e Aposentadorias) e mediação de Marcela Martins (Amerek Lab, UFMG) - REMOTO - 7 de maio - (terça - 17:00 - 19:00)
Novos arranjos na produção de alimentos: modelo agrossilvopastoril -consórcio de animais, cultivos agrícolas e árvores
com Gilberto Terra (Diretor Técnico da Courageous Land) e Rafael Ciraqui (Gerente agroflorestal - Courageous Land) - REMOTO - 14 de maio - (terça - 17:00 - 19:00)
Aula Aberta Online - Agroecologia LAVIDA - Turismo Rural Comunitário e juventude camponesa
com Maria Laís (Técnica de campo na cadeia produtiva da apicultura pelo SENAR, Zootecnista, e membro do espaço Agroecologia LAVIDA) e mediação de Marcela Martins (Amerek Lab, UFMG) - REMOTO - 28 de maio - (terça - 17:00 - 19:00)
Desmistificando o mercado de carbono em comunidades: oportunidade para todos
com Pedro Rajão (engenheiro florestal responsável pela quantificação de carbono em áreas de reflorestamento do programa “Produtores de Água e Floresta”, do Comitê Guandu
MÓDULO 2: SAÚDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS - 15 a 26 de maio
- REMOTO - 15 de maio - (quarta - 17:00 - 19:00)
Patrimônio alimentar e produção agroecológica das mulheres à luz do Guia Alimentar para a População Brasileira
com Vanessa Schottz (UFRJ e PPGSAN/UNIRIO) - AULA PRESENCIAL - 25 de maio - (sábado - 9h - 17h)
Laboratório de Práticas | Agricultura e Mudanças Climáticas - Ameaças e eventos extremos: introdução, testemunhos, adaptação, mitigação e experiências
com Marina Hirota (IpES/UFSC) e Allan Yu Iwama (UFPB) - AULA PRESENCIAL - 26 de maio (domingo - 8h - 12h)
Laboratório de Práticas - Beneficiamento de alimentos: da floresta à mesa
com Zé Ferreira (Agricultor agrofloresteiro)
Conversa com Zé Ferreira (aberta ao público) de 14h às 17h
MÓDULO 3: ARTE E COMUNICAÇÃO - 21 a 24 de maio
- REMOTO - 21 de maio (terça - 17:00 - 19:00)
Redes Sociais e Canva
com Mariana Silveira (Coordenadora de Comunicação da Silo - Arte e Latitude Rural) -
AULA PRESENCIAL - AULAS PRESENCIAIS - 24 de maio (sexta - 10h - 18h)
Laboratório de Práticas | Tecelagem natural (10h - 12h) com Liliana Wiegand (Tecelã) Laboratório de Práticas | Narrativas em vídeo (14h - 18h) com Rosane Svartman (Cineasta e escritora) - Encontro de encerramento – 29 de maio (quarta - 17h00 - 18h00)
As aulas regulares serão realizadas pela plataforma Zoom e as aulas abertas serão transmitidas pelo YouTube.
Quem pode participar?
Podem participar agricultoras/es e produtoras/es de alimentos, sendo estes indivíduos e/ou representantes de grupos, organizações e articulações; populações camponesas ou originárias (indígenas, quilombolas, ribeirinhas e outros) e mapeadas/os no programa que compõem o sistema agroalimentar das seguintes regiões:
- PARTICIPAÇÃO ONLINE E PRESENCIAL - Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina, Serra do Mar, Vale do Paraíba e do Café (em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo);
- PARTICIPAÇÃO ONLINE (25% das vagas) - Regiões serranas dos biomas Cerrado e Caatinga, especificamente: Chapada da Ibiapaba (PI, CE), Planalto da Borborema (AL, RN, PE, PB), Serra das Confusões (PI), Serra do Cipó (MG) e Serra do Espinhaço, no Alto Jequitinhonha (MG).
Obs.: A inclusão dessas regiões da Caatinga e do Cerrado está sendo proposta para que haja, durante o curso na modalidade on-line, um intercâmbio entre agricultoras/es com o objetivo de enriquecer seus repertórios referentes a cultura-cultivo, mercado, cooperações e mudanças climáticas.
Reservamos vagas para pessoas negras, indígenas, de comunidades tradicionais e/ou originárias, mulheres, juventude, representantes de organizações/movimentos sociais do campo (MST, MPA, etc). Além disso, parte das vagas serão destinadas a pessoas que já participaram do mapeamento do CaipiratechLAB e que ainda não fizeram essa formação.
Serão oferecidas um total de 15 vagas. O curso é gratuito e a inscrição é realizada por meio do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Haverá processo seletivo e emissão de certificado para as/os participantes que tiverem ao menos 75% de presença.
Estruturas digitais e material didático
Como indicado, o curso será ministrado na modalidade virtual em videoconferências online na plataforma Zoom e haverá aulas abertas transmitidas para o canal YouTube da Silo. A comunicação, a partilha de materiais para as/os participantes e os encontros contínuos de consolidação do conhecimento acontecerão por meio do grupo “Portal”, em aplicativo de mensagens instantâneas.
Ao participar, você autoriza o uso e divulgação da sua imagem para os fins aqui mencionados e autoriza sua participação em nossa pesquisa com agentes dos sistemas agroalimentares territoriais.
Requisitos:
- Possuir atividade de produção agrícola (atividade permanente)
- Comercialização estabelecida (mínimo de 1 ano de vendas)
- Residir na região de abrangência do Vale do Paraíba, Vale do Café, Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina e Serra do Mar (MG, SP, RJ) OU nas Regiões serranas dos biomas Cerrado e Caatinga, especificamente: Chapada da Ibiapaba (PI, CE), Planalto da Borborema (AL, RN, PE, PB), Serra das Confusões (PI), Serra do Cipó (MG) e Alto Jequitinhonha, na Serra do Espinhaço (MG).
Compromissos e responsabilidades dos participantes:
- Encaminhar os seguintes materiais: previamente ao curso: o formulário de expectativas, e após o mesmo o formulário de avaliação;
- Ter frequência mínima de 75% nas aulas;
- Participação no Encontro Presencial para moradores do Vale do Paraíba, Vale do Café, Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina e Serra do Mar;
- Participar das atividades virtuais periódicas pós-curso;
- Estar disponível para acompanhamento eventual nos 18 meses posteriores ao curso: responder emails, mensagens, formulários, entrevistas e receber eventuais visitas de nossas/os pesquisadoras/es;
- Comprometer-se a replicar os aprendizados, levando-os para comunidade/grupo por meio de conversas, oficinas ou práticas cotidianas.
Como será o acompanhamento?
Entraremos em contato pontualmente, aproximadamente a cada 3 meses, esperando saber: se foi possível replicar os aprendizados do curso; se encontrou pessoas e grupos interessados nos recursos aprendidos; se houve e quais foram as mudanças significativas percebidas na organização (social, financeira e produtiva) do grupo.
Caso tenha restrição para participar em algum dos dias, uma outra pessoa integrante do seu coletivo/organização/grupo familiar poderá participar no lugar, mediante análise. Se este for o caso, por favor indique no formulário de inscrição, no campo ”Informações complementares, dúvidas e comentários”.
Apresentação do programa
CaipiratechLAB é um programa da Silo Arte e Latitude Rural que colabora com o fortalecimento dos sistemas agroalimentares regionais e sua expressão cultural por meio de mapeamento, cursos formativos contínuos e desenvolvimento de tecnologia que converge em uma plataforma multifuncional, para formação, comunicação e venda, baseada em princípios do cooperativismo.
Esse projeto está sendo realizado com o apoio do Instituto Ibirapitanga, Porticus e Cal, instituições filantrópicas.