Campanha #CompartilheInformação #CompartilheDemocracia

Desde julho nos juntamos à campanha #CompartilheInformação #CompartilheDemocracia, organizada pelo ARTIGO19 e a PerifaConnection e realizada em parceria com diversos coletivos e grupos de comunicação popular e independente para propagar conteúdos informativos políticos confiáveis com foco nas eleições de 2022. Nossa comunicação se baseou em como promover a democracia nas eleições por meio da governança.

A primeira fase da campanha foi focada na acessibilidade durante as eleições, e nossas pesquisas buscaram entender como o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral é posto em prática por meio das Comissões de Acessibilidade e Inclusão, dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Clique para ver a postagem completa

Clique para ver a postagem completa

A segunda fase da campanha foi voltada para os jovens que acabaram de tirar o título de eleitor e/ou votaram pela primeira vez. Trouxemos para o debate quais as funções de cada cargo político, que também serve de base na hora de fiscalizar como a candidata/o/e estará atuando nas esferas de decisão.

Clique para ver a postagem completa

Também nos organizamos para levar o lambe-lambe até o Colégio Estadual João Maia, em Resende (RJ), para uma oficina sobre eleições 2022 e juventude. A oficina, ministrada pela artista visual Luisa Ritter, ocorreu durante a aula de artes da professora Michelle Vargas.

Os alunos do segundo ano do ensino médio foram apresentados à notícias disparadoras relacionadas ao contexto político recente, como os cortes de orçamento na educação e congelamentos na merenda escolar, a violência de gênero e racismo, deepfake e fake news durante as eleições e o recorde histórico de jovens com título de eleitor em 2022. A partir delas, eles se dividiram em grupos para criarem frases e aplicarem em templates digitais para impressão.

Clique para ver a postagem completa

Durante o segundo turno, nossas postagens se voltaram para a educação de valores democráticos para as crianças, aproveitando o clima de dia das crianças, para a divulgação de canais de denúncia e segurança digital e física de coletivos e pessoas, além do tema que é base valioso para a Silo: o diálogo. Para nós, desenvolver o comportamento político cidadã e manter a sua continuidade é um desafio a nível local, nacional e até global, mas pode ser estimulado por meio de espaços onde predominem o diálogo e a participação popular.

Clique para ver a postagem completa

Queremos agradecer ao ARTIGO19, ao PerifaConnection e todos os coletivos e grupos de comunicação popular e independente que construíram essa campanha importante em um momento decisivo da nossa história.