Chamada para Projetos | Laboratório de Governança

https://silo.org.br/labs/


Convocatoria en español


A Silo - Arte E Latitude Rural apresenta o Laboratório de Experimentação e Inovação em Governança, onde serão selecionadas 5 propostas vindas de diversas áreas do conhecimento (agricultura, arte, cultura, educação, ciências, tecnologia, meio ambiente, entre outras) para serem desenvolvidas com o aporte de colaboradoras/es e mentoras/es na sede da SILO de 29 de maio a 12 de junho de 2022.


Até o dia 01 de maio de 2022, instituições, redes e coletivos de diferentes áreas de atuação podem inscrever propostas. As instituições, projetos ou grupos selecionados receberão transporte, hospedagem, alimentação e contarão com mentoria de especialistas, além da participação de colaboradoras/es para o desenvolvimento de suas ideias.

Acesse aqui a página com respostas às perguntas mais frequentes.

Inscreva-se através deste formulário.

Contato: contato@silo.org.br


Contexto

E se pudéssemos ajudar a desenhar a maneira como organizações, coletivos e redes da sociedade, tomam decisões e a executam? Como não separar o lugar das decisões do lugar da execução? O que acontece para que os modos de governança possam ser radicalmente horizontais e abertas a escuta? Como incluir nisso todos os seres (humanos e não humanos)?

O Lab de Governança deseja unir pessoas e instituições (coletivos, redes, projetos) da América Latina para experimentar e criar novas formas de governança colaborando para a tarefa interminável de como aprender a viver juntas. Atento aos problemas que enfrentamos diante dos impactos da pandemia da COVID–19, da crise democrática, da crise econômica, da perda de direitos, dos constantes retrocessos no Brasil e no mundo, da crise climática e da necessidade de cultivar o cuidado, o Lab busca apoiar o desenvolvimento de ideias e proposições a novas maneiras de governança que sejam capazes de alimentar o vigor das instituições e dos projetos para o atravessamento de crises e a renovação da perseverança de suas ações e impactos. Queremos abrir espaço para pensar e imaginar outras possibilidades de organização, formas mais participativas e menos distantes de nossos cotidianos.

O Lab de experimentação e inovação tem por objetivo desenvolver um processo de trabalho com equipes transdisciplinares que resulte na inovação e em possíveis soluções para a melhoria dos diferentes modos de governança. Tais inovações visam a sustentabilidade e a saúde de pessoas, instituições e de projetos diante de um novo cenário mundial pós pandemia, atendendo demandas atuais inegociáveis como diretrizes de mitigação e adaptação a partir dos efeitos da mudança climática e ações efetivas em prol da diversidade**.

Este laboratório quer ajudar a pensar e a concretizar diversos jeitos de fazer governança: governança do bem comum, de uma plataforma virtual, de um mecanismo, um dispositivo, de uma cooperativa, de um projeto, de uma associação comunitária, de uma organização, de uma secretaria, de uma escola, de uma comunidade cultural, de um grupo ativista, de uma ocupação, de um coletivo autogerido, de orçamentos participativos ou fundos coletivos, de redes e articulações por exemplo, que atuem em qualquer área do conhecimento.

De caráter multidisciplinar, o laboratório é caracterizado pelo encontro de culturas, saberes e gerações. Ele promove o diálogo entre os conhecimentos populares, ancestrais, a ciência e as novas tecnologias e quer promover também o intercâmbio entre diferentes modos de fazer e pensar governança.

Serão lançadas duas chamadas, uma para projetos - os proponentes podem ser: organizações da sociedade civil, associações, empresas, coletivos, governo, secretarias, conselhos, escolas, plataformas, cooperativas, grupos autogeridos, grupos identitários e etc - e outra para colaboradoras/es que podem ser externos ou internos à instituição, grupo ou projeto selecionado. A ideia é que as equipes de trabalho sejam mistas.

O Lab é um evento imersivo presencial que reunirá - entre proponentes, colaboradoras/es e mentoras/es - pessoas interessadas na colaboração, na formação de redes, no aprendizado e no desenvolvimento de projetos. Ele acontece na sede da Silo, em uma comunidade rural - Serrinha do Alambari - localizada na Serra da Mantiqueira.

A partir das propostas desenvolvidas será elaborado um Caderno de Novas Ideias em Governança que será disponibilizado para todas as pessoas e instituições interessadas dentro da lógica de conhecimento aberto, visando a ampla circulação e o acesso irrestrito ao material desenvolvido no laboratório.


Condições

É oferecido as/os participantes do laboratório: passagem, hospedagem, alimentação; ambiente de trabalho com ferramentas e conexão à internet; espaços coletivos para reuniões e descanso; mentorias especializadas; materiais para o desenvolvimento das propostas e equipamentos.


Metodologia

Esta metodologia de trabalho pretende ser uma plataforma de investigação, produção e aprendizagem coletiva a partir dos projetos selecionados. Serão selecionadas 5 propostas vindas da América Latina para serem desenvolvidas em grupos multidisciplinares compostos pela autora/autor/autores e por colaboradoras/es, com o assessoramento de mentoria visando o acompanhamento dos experimentos em governança, focando no uso de metodologias e na documentação criteriosa dos projetos. A convocatória destinada às colaboradoras/es será lançada logo após a seleção dos projetos. Um dos objetivos fundamentais do programa é fomentar o desenvolvimento, a difusão e o livre acesso às redes de colaboração e conhecimento.O laboratório de experimentação e inovação é um ambiente de prototipagem que propicia a criação de uma rede articulada de pessoas e comunidades interessadas em colaboração para que se possa avançar no debate a nas práticas de governança no âmbito regional, nacional e global.


Histórico

A equipe da Silo vem trabalhando com essa metodologia nos últimos 12 anos. O modelo de trabalho deste programa se baseia na metodologia desenvolvida pelo MediaLab-Matadero em diálogo conosco e com outras organizações latinoamericanas. O lab propõe um modelo interativo de aprendizagem que supera a típica dinâmica hierárquica estabelecida nas figuras professora/or e aluna/o e propõe a criação coletiva e o uso de ferramentas livres, em um ambiente em que as/os participantes podem tanto aprender como ensinar.


O local

O Lab de Governança acontecerá na Serrinha do Alambari que integra uma Área de Proteção Ambiental (APA), situada no município de Resende (RJ), na encosta leste do Parque Nacional de Itatiaia, Serra da Mantiqueira.


Covid 19

Após a seleção, a Silo - Arte e Latitude Rural disponibilizará um protocolo de segurança sanitária que deverá ser seguido para que as/os participantes possam viajar e permanecer em nossas instalações com segurança, mitigando os riscos de transmissão da Covid 19. Será solicitada a carteira de vacinação com o esquema vacinal completo.


A identidade visual

Esta identidade visual foi realizada pela artista Karina Duarte tendo como referência os diagramas do artista Ricardo Basbaum.