Encontro Ibero Americano de Laboratórios Cidadãos

A Silo – Arte e Latitude Rural, representada por sua diretora Cinthia Mendonça, esteve presente neste importante momento dos laboratórios ibero americanos

Durante a programação do Encontro Ibero Americano de Laboratórios Cidadãos, Cinthia Mendonça, diretora da Silo - Arte e Latitude Rural apresentou uma oficina aberta sobre “Laboratórios de Inovação Cidadã e Agroecologia”, propondo conversas sobre práticas e filosofias agroecológicas no contexto latino americano.

Os Laboratórios Cidadãos, ou Laboratórios de Experimentação e Inovação (como chamamos na Silo), são espaços dedicados à produção e troca de conhecimento sob bases experimentais, de forma a constituir práticas pautadas na combinação entre metodologias, experimentações, ciência e saberes que gerem reflexões sobre nossas formas de fazer e agir.

Encontros como este, ocorrido em novembro de 2023, em Montevideo, no Uruguai, possibilitam trocas de experiências para a construção e solidificação de um conhecimento coletivo com o objetivo de, não apenas vislumbrar e problematizar questões que impactam a vida de comunidades, mas também propor soluções de forma prática e sob o olhar da coletividade.

Cinthia destaca que “no decorrer do encontro conversamos sobre processos de documentação, cultura, tecnologias e ainda reforçamos, renovamos nossas alianças e compromissos”. Trata-se de um fazer integrado que uniu, durante os dias do evento, ricas iniciativas que se estabelecem em práticas de grupos e organizações sociais sediadas no Brasil, na Argentina, em Portugal, Espanha, Colômbia e México. Uma das atividades mais emocionantes desta edição foi a criação de uma linha do tempo dos laboratórios, uma atividade aberta ao público que foi realizada coletivamente.

Estiveram presentes diversos parceiros que compõem esta rede de Laboratórios, como o Laborade Bernado Piñero da Nave Agora (AR), Camilo Cantor do Exploratorio Vagante Urbano (CO), Laila Sanchez do Citilab (ES), José Carlos Mota dos Labs Cívicos Urbanos da Universidade de Aveiro (PT), Marcella Ibarra do Lab de Innovación Economica y Social de da Universidade de Puebla (MX), Marcos Garcia (ES), Vitor Sousa do Instituto Procomum (BR) e toda a equipe e comunidade do LabNL.