Lab de Governança: A mais nova publicação da Silo

A Silo convidou mentores, colaboradores e proponentes para contribuírem em uma publicação que reúne uma série de pensamentos e realizações sobre Governança

A publicação impressa lançada pela Silo - Arte e Latitude Rural pretende ser um meio de colaboração para diversificar a visão sobre práticas de Governança, aproximando-as do cotidiano das pessoas.

Além de relatos de experiências, a publicação é composta por extensa documentação, fotografias, textos e ideias sobre as pesquisas e os protótipos desenvolvidos durante o Laboratório de Experimentação e Inovação em Governança realizado entre maio e junho de 2022, na sede da Silo Escola, em Serrinha do Alambari.

Nos últimos 14 anos, Cinthia Mendonça, fundadora e diretora da organização, vem contribuindo com a adaptação e implementação do modelo de laboratório desenvolvido no MediaLab Prado (Madri/2005), para o contexto latino-americano.

A proposta de Laboratório aplicada pela Silo propõe um ambiente que estimula a criação coletiva e horizontal em um espaço aberto a diferentes epistemologias em que as/os participantes podem tanto aprender como ensinar de maneira autônoma e autogerida.

Os projetos que chegam a um Laboratório deixam de ser iniciativas individuais para se transformarem em ações coletivas de inserção territorial, social, cultural, em reação às demandas que estão fora do núcleo do projeto.

Lab de Governança Lab de Governança
Lab de Governança Lab de Governança

(créditos: Paula Nardy)

Para esta edição do Laboratório de Experimentação e Inovação em Governança foram selecionadas 7 propostas advindas de diversas áreas do conhecimento (agricultura, arte, cultura, educação, ciências, tecnologia, meio ambiente, entre outras) e foram desenvolvidas com o aporte de colaboradoras/es e mentoras/es na sede da SILO durante o período do Lab. Na ocasião, tivemos como mentores e colaboradores Cinthia Mendonça, Dandara Rudsan, Graciela Selaimen, Ítala Herta, Marcos García, Moisés Medrano, Paula Johns, Sebastián Cabezón e Yurij Castelfranchi.

Esta edição buscou apoiar o desenvolvimento de ideias e proposições de governança capazes de alimentar o vigor de instituições e demais coletividades para o atravessamento de crises e a renovação da perseverança de suas ações e impactos, reunindo grupos (coletivos, redes e associações) da América Latina para experimentar, criar e reeditar formas de governança de acordo com a atuação dos grupos em seus territórios.

Abrimos espaço para imaginar, criar, editar e inovar possibilidades de organização por meio de formas mais participativas e menos distantes de nossos cotidianos, atendendo demandas atuais inegociáveis como diretrizes de mitigação e adaptação a partir dos efeitos da mudança climática e ações efetivas em prol da diversidade e do cuidado.

A publicação lançada pela Silo, com a organização de Cinthia Mendonça, é um passo importante para a consolidação de experiências de troca e amadurecimento conjunto sobre as formas de Governança aplicadas em projetos latino-americanos.

Os projetos que compõem esta publicação são “Conectando a governança para promover justiça climática” (Associação Sorambuí), “Jardim Ecopedagógico Agroflorestal” (Centro Municipal de Educação Profissional do Ipojuca), “Acolhendo a acolhida” (Federação das Associações Catarinenses de Agroturismo Acolhida na Colônia), “Tecnologias de aprender-coordenar-sonhar junto” (Floristic), “Processos Somáticos de Governança” (Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba), “Táticas Lúdicas de Governança” (Laboratório Experimental de Cine) e “Tecendo Autonomia pelo Bem Viver” (Violetas Latinoamericanas).

A publicação pode ser adquirida através de contato por e-mail: contato@silo.org.br