Lab de Governança: A mais nova publicação da Silo
03 Junho - 2024
A Silo convidou mentores, colaboradores e proponentes para contribuírem em uma publicação que reúne uma série de pensamentos e realizações sobre Governança
A publicação impressa lançada pela Silo - Arte e Latitude Rural pretende ser um meio de colaboração para diversificar a visão sobre práticas de Governança, aproximando-as do cotidiano das pessoas.
Além de relatos de experiências, a publicação é composta por extensa documentação, fotografias, textos e ideias sobre as pesquisas e os protótipos desenvolvidos durante o Laboratório de Experimentação e Inovação em Governança realizado entre maio e junho de 2022, na sede da Silo Escola, em Serrinha do Alambari.
Nos últimos 14 anos, Cinthia Mendonça, fundadora e diretora da organização, vem contribuindo com a adaptação e implementação do modelo de laboratório desenvolvido no MediaLab Prado (Madri/2005), para o contexto latino-americano.
A proposta de Laboratório aplicada pela Silo propõe um ambiente que estimula a criação coletiva e horizontal em um espaço aberto a diferentes epistemologias em que as/os participantes podem tanto aprender como ensinar de maneira autônoma e autogerida.
Os projetos que chegam a um Laboratório deixam de ser iniciativas individuais para se transformarem em ações coletivas de inserção territorial, social, cultural, em reação às demandas que estão fora do núcleo do projeto.
(créditos: Paula Nardy)
Para esta edição do Laboratório de Experimentação e Inovação em Governança foram selecionadas 7 propostas advindas de diversas áreas do conhecimento (agricultura, arte, cultura, educação, ciências, tecnologia, meio ambiente, entre outras) e foram desenvolvidas com o aporte de colaboradoras/es e mentoras/es na sede da SILO durante o período do Lab. Na ocasião, tivemos como mentores e colaboradores Cinthia Mendonça, Dandara Rudsan, Graciela Selaimen, Ítala Herta, Marcos García, Moisés Medrano, Paula Johns, Sebastián Cabezón e Yurij Castelfranchi.
Esta edição buscou apoiar o desenvolvimento de ideias e proposições de governança capazes de alimentar o vigor de instituições e demais coletividades para o atravessamento de crises e a renovação da perseverança de suas ações e impactos, reunindo grupos (coletivos, redes e associações) da América Latina para experimentar, criar e reeditar formas de governança de acordo com a atuação dos grupos em seus territórios.
Abrimos espaço para imaginar, criar, editar e inovar possibilidades de organização por meio de formas mais participativas e menos distantes de nossos cotidianos, atendendo demandas atuais inegociáveis como diretrizes de mitigação e adaptação a partir dos efeitos da mudança climática e ações efetivas em prol da diversidade e do cuidado.
A publicação lançada pela Silo, com a organização de Cinthia Mendonça, é um passo importante para a consolidação de experiências de troca e amadurecimento conjunto sobre as formas de Governança aplicadas em projetos latino-americanos.
Os projetos que compõem esta publicação são “Conectando a governança para promover justiça climática” (Associação Sorambuí), “Jardim Ecopedagógico Agroflorestal” (Centro Municipal de Educação Profissional do Ipojuca), “Acolhendo a acolhida” (Federação das Associações Catarinenses de Agroturismo Acolhida na Colônia), “Tecnologias de aprender-coordenar-sonhar junto” (Floristic), “Processos Somáticos de Governança” (Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba), “Táticas Lúdicas de Governança” (Laboratório Experimental de Cine) e “Tecendo Autonomia pelo Bem Viver” (Violetas Latinoamericanas).
A publicação pode ser adquirida através de contato por e-mail: contato@silo.org.br