Labmaré: Um Espaço Para Trocas e Reflexões que Impactam no Bem-estar Social
15 Julho - 2024
A Silo – Arte e Latitude Rural firmou parceria com o LabMARÉ para formação e mentoria
O LabMARÉ, Laboratório de Experimentação e Inovação em Práticas Comunitárias da Maré, iniciado em julho no Rio de Janeiro e que se estende até 2025, apresentou em seu primeiro encontro uma série de propostas de imersões remotas e presenciais com foco na formação, estímulo e apoio de lideranças comunitárias.
Em ações orientadas pela manutenção do bem comum, o LabMARÉ é realizado pela Redes da Maré em parceria com a Silo – Arte e Latitude Rural e com o apoio da Inter-American Foundation (IAF). E nesta primeira edição, foram selecionadas 15 propostas alinhadas com eixos de atuação da Redes da Maré para uma programação de mentorias e colaboração coletiva.
Vale dizer que os eixos incluem projetos e iniciativas de Arte, Cultura, Memórias e Identidades, Educação, Direitos Urbanos e Socioambientais, Direito à Saúde, Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça. Projetos alinhados a estes eixos encontram espaços de diálogo e construção coletiva de conhecimento durante toda a programação do Laboratório.
O primeiro encontro entre proponentes, colaboradores e mentores ocorreu nos dias 13 e 14 de julho abrindo o processo de prototipagem do LabMARÉ. Os encontros devem ocorrer de forma sistemática até fevereiro de 2025, culminando em um seminário e uma apresentação final dos projetos e, posteriormente, uma publicação que será disponibilizada para todas as pessoas e instituições interessadas dentro da lógica de conhecimento aberto.
A Silo - Arte e Latitude Rural realiza os Laboratórios de Experimentação e Inovação desde 2016 e a nossa diretora, Cinthia Mendonça, já atua com esta metodologia há mais de 15 anos. E agora, junto à Rede Maré, integra a realização de um Lab voltado para a formação, o estímulo e o apoio de lideranças comunitárias no bairro da Maré. Ao explicar a metodologia, Cinthia enfatiza que “o Lab é um processo formativo focado na colaboração e no desenvolvimento da autonomia e de habilidades das/os participantes” e que durante este processo imersivo, “os grupos de trabalho recebem diferentes recursos e mentoria para o desenvolvimento e execução de suas ideias”.
Com encontros quinzenais que pretendem a aplicação prática do conhecimento, o LabMARÉ incentiva ações coletivas de grupos organizados para o cumprimento de uma agenda de desenvolvimento sustentável no território que compreende o Complexo da Maré, maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro com aproximadamente 140 mil moradores. Os grupos de trabalho se auto-gestionam a partir de entregas determinadas, e recebem recursos para o desenvolvimento dos projetos.
Flickr LabMARÉ: [Acesse aqui]