Perguntas Frequentes - Curso Silo Escola - Como fazer laboratórios



Quem pode se inscrever?
Esta chamada é voltada para organizações da sociedade civil, empresas, fundações, coletivos, redes, governos (municipal, estadual ou federal) e instâncias públicas ou privadas que desejam criar um Laboratório de Experimentação e Inovação, onde cada organização deverá enviar 02 pessoas para participar do processo formativo.

Há alguma restrição quanto a idade das/os candidatas/os?
Não há.

Qual será a metodologia usada no curso?
O processo formativo híbrido conta com 20 horas de atividades remotas e uma semana de atividades presenciais. Estes contarão com o suporte dos gestores Marcos Garcia e Cinthia Mendonça, assim como o apoio da equipe da Silo - Arte e Latitude Rural e mais 13 gestores convidados de laboratórios nacionais e internacionais. Confira:

1ª fase: workshop remoto composto por 6 encontros de 2h, distribuídos em 4 módulos. Os módulos oferecem conceitos e práticas importantes para a criação e a implementação de laboratórios.

2ª fase: encontros coletivos e individuais com mentores, para apoio na prototipagem de seus laboratórios.

3ª fase: imersão presencial na sede da Silo (Serra da Mantiqueira), composta por diálogos com convidados online, sessões de trabalho em pares e grupos, sessões presenciais de tutoria e outras atividades de intercâmbio entre os participantes.

A formação acontecerá em dois idiomas: Português e Espanhol.

Qual o tempo de formação oferecido pelo curso?
Serão 12 horas de workshops remotos distribuídos em 04 módulos; 8 horas de mentoria remota e 07 dias de imersão presencial na sede da Silo, Brasil.

Posso chegar ou sair em datas diferentes?
Não. As duplas participantes devem se comprometer a assistir todas as atividades remotas de formação e estarem presentes na imersão presencial na Silo. Asatividades remotas acontecerão entre 21 de junho a 06 de julho de 2023 (quartas e quintas de 10h às 12h BR) e de 12 a 30 de julho 2023 (a definir), enquanto as atividades presenciais acontecerão de 10 a 17 de setembro de 2023.

A chamada é internacional?
Sim, para países de todo o mundo.

Como é feita a inscrição?
Cada instituição deve preencher o formulário, no qual deverá ser anexado os seguintes documentos:

  1. Definição da proposta de laboratório que gostaria de prototipar (definição, objetivos, necessidades às quais responde, comunidades com as quais trabalha ou gostaria de trabalhar e recursos com os quais pode contar - materiais, humanos, institucionais);

  2. Currículo da dupla que representará a instituição;

  3. Portfólio ou currículo resumido da instituição.

  4. carta de intenção (qual o interesse da instituição em fazer esse curso, se já conhece a metodologia dos laboratórios cidadãos ou laboratórios de experimentação e inovação).

Qual o idioma será aceito para inscrição?
Serão aceitas propostas enviadas em português, inglês e espanhol.

Qual o idioma usado durante o processo formativo do curso?
As sessões serão realizadas em Portugues e Espanhol.

Quais os critérios para a seleção dos projetos?
No processo seletivo será avaliado:

O curso é pago?
Sim. A instituição selecionada para realizar a formação deverá investir a quantia de R$ 15.400,00 mil por dupla (R$ 7.700,00 por pessoa).

O que está incluso neste valor investido?
A quantia investida inclui: 12h de workshops remotos; 8h de mentoria remota; participação de 15 especialistas convidados internacionais e nacionais e 07 dias de imersão presencial na sede da Silo Escola (com hospedagem, alimentação e logística).

O que não está incluso neste valor investido?
O custeio de deslocamento das instituições até a sede para a fase presencial do curso não está incluso no valor investido e será de responsabilidade das instituições selecionadas.

Quais os compromissos das/os selecionadas/os?
As duplas participantes se comprometem a: assistir todas as atividades remotas de formação; de estarem presentes na imersão presencial na Silo; a sistematizar, documentar as propostas desenvolvidas em nossa plataforma e a apresentar o resultado do protótipo desenvolvido ao final da formação.

Haverá oferta de bolsas para o curso?
A Silo poderá disponibilizar até duas bolsas para 1 instituição. Serão considerados os seguintes critérios para acesso às bolsas: envio da carta de solicitação; localização geográfica, equidade racial e de gênero, contexto sócio-econômico da instituição. Caso a instituição queira pedir uma bolsa para a formação, ela deve assinalar a intenção no formulário de inscrição e encaminhar uma carta de solicitação que explique os motivos do pedido para o contato@silo.org.br dentro do prazo da convocatória.

Sobre o COVID-19:
Após a seleção, a Silo - Arte e Latitude Rural disponibilizará um protocolo de segurança sanitária que deverá ser seguido para que as/os participantes possam viajar e permanecer em nossas instalações com segurança, mitigando os riscos de transmissão da Covid 19. Será solicitada a carteira de vacinação com o esquema vacinal completo.

Sobre o Código de Conduta e Política de Salvaguarda da Silo:
Os participantes selecionados concordam, no ato da inscrição, com a leitura e adesão à Política de Salvaguarda e ao Código de Ética e Conduta da Silo - Arte e Latitude Rural, comprometendo-se a adotar durante todo o processo formativo os compromissos estabelecidos nos referidos documentos.