CaipiraTechLab – Convocatória para pesquisadoras/es



A Silo oferece três vagas para pesquisadoras e pesquisadores dentro do programa CaipiraTechLab.

Buscamos pessoas que vivam nas seguintes regiões: Serra da Mantiqueira, Vale do Rio Paraíba do Sul, Serra da Bocaina e Serra do Mar. Elas se juntarão à equipe da SILO para pesquisar aspectos dos sistemas agroalimentares dessas quatros regiões citadas com o objetivo de organizar e sistematizar dados e informações para nutrir um mapeamento, uma campanha de divulgação e um curso livre oferecido gratuitamente. Além disso, a/o pesquisadora/or irá colaborar para o processo de criação de uma plataforma virtual para produtoras e produtores.

Oferecemos um primeiro contrato de seis meses com possibilidade de renovação.




Buscamos pessoas que:

Após uma primeira seleção de currículos, faremos uma entrevista com as/os candidatas/os.

Daremos atenção aos currículos de pessoas pretas, pardas e indígenas.

Vamos receber currículos até o dia 20/03/2021.




Apresentação do programa

CaipiraTechLab é um programa da Silo que tem por objetivo colaborar com o fortalecimento dos sistemas agroalimentares locais garantindo assim a perenidade da produção e da distribuição de alimentos saudáveis, justos e sustentáveis.

Sistemas agroalimentares envolvem todos os processos relacionados à alimentação - produção, processamento, comercialização, preparação e consumo. A maneira como nos organizamos, em nossos territórios, para produzir, distribuir e consumir alimentos tem profundo impacto na saúde das pessoas e do meio ambiente, nas relações sociais e ecológicas - podemos contribuir tanto para a regeneração e nutrição da vida como para a deterioração das suas condições no planeta.

Consideramos que as formas de organização participativas, orientadas pela agroecologia, colaboram para a democratização do acesso a alimentos sem agrotóxicos,, a redução do consumo de alimentos ultraprocessados e a constituição de circuitos locais de distribuição e de instrumentos alternativos de regulação política e institucional.

Os sistemas agroalimentares também expressam cultura e valor. Valorizar grupos indígenas e tradicionais como quilombolas e a agricultura familiar camponesa pode alterar os fluxos de distribuição da riqueza nas cadeias alimentares e prevenir a degradação das culturas alimentares locais.




O programa se materializa por meio de três frentes:




Dinâmica de trabalho

A pesquisa será acompanhada com reuniões quinzenais ou mensais que ocorrerão virtualmente. Caso sejam necessárias estão previstas visitas pontuais às comunidades mapeadas. E, se possível, dada a evolução da pandemia, faremos dois encontros presenciais em nossa sede na Serrinha do Alambari, no município de Resende | RJ.




Remuneração

A remuneração prevista é de R$6.000,00 a serem pagos em 6 parcelas mensais de R$1.000,00.




Este projeto é realizado com o apoio do Instituto Ibirapitanga.