Redes da Maré na Silo

O Eixo de Direitos Urbanos e Socioambientais - DUSA, da Redes da Maré, pretende desenvolver metodologias para compreender o cotidiano dos moradores da Maré.

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, o DUSA esteve imerso em nossa sede para o desenvolvimento do planejamento estratégico de 2024. Cinthia Mendonça, diretora da Silo, realizou a mediação do encontro, onde aplicou a metodologia inspirada na Pedagogia da Pergunta, de Paulo Freire. Nesta proposta o processo de construção do planejamento é compartilhado e o exercício da escuta, aliado à “curiosidade”, é a chave da relação. Esta é uma forma transversal de elaboração do pensamento com base na escuta atenta e na construção coletiva do entendimento sensível e objetivo dos problemas e das possibilidades de soluções para quem vive o cotidiano da Maré. Por meio dessa metodologia, o ato de perguntar é aquele que impulsiona a construção do conhecimento.

O Eixo de Direitos Urbanos e Socioambientais da Redes da Maré abarca questões como mudanças climáticas e geração de dados ambientais comunitários nos territórios que compreendem o Complexo da Maré - maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro com aproximadamente 140 mil moradores -, entre outras que vão ao encontro do que fazemos na Silo. Conforme estabelecido e publicado no site da instituição, esta prática pretende fortalecer a articulação territorial, mobilizar lideranças e instituições locais e ampliar parcerias.