Curso: Como fazer laboratórios?


SILO ESCOLA

INSCRIÇÕES ABERTAS

COMO CRIAR UM LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO E INOVAÇÃO NA SUA ORGANIZAÇÃO?

Uma iniciativa para quem quer aprender em comunidade a partir de uma experiência teórica/prática.


A Silo - Arte e Latitude Rural por meio da Silo Escola oferece 8 vagas para processo de formação e desenho de Laboratórios de Experimentação e Inovação para instituições (públicas e privadas) em âmbito Internacional, onde cada organização deverá enviar até 02 pessoas para participar do processo formativo.

Por meio desta chamada convidamos a se inscreverem, organizações da sociedade civil, empresas, fundações, coletivos, redes, governos e instâncias públicas ou privadas que desejam criar um Laboratório de Experimentação e Inovação. As propostas das instituições selecionadas serão prototipadas colaborativamente nesse processo formativo entre 21 de junho e 17 de setembro de 2023 com atividades remotas e presenciais.

A formação conta com workshops e sessões de mentoria online, seguida de uma imersão presencial na sede da Silo - Arte e Latitude Rural, localizada na área de proteção ambiental, Serrinha do Alambari, estado do Rio de Janeiro, Brasil. O processo será conduzido por Cinthia Mendonça e Marcos Garcia (gestores, especialistas na criação e implementação de laboratórios em instituições culturais) e contará com a presença de convidadas/os de Laboratórios Cidadãos de Experimentação e Inovação do contexto Ibero-Americano.

Calendário

Abertura de chamada: 03 de abril de 2023
Encerramento da chamada: 15 maio de 2023
Publicação das instituições selecionadas: 17 de maio de 2023
Workshops remotos: de 21 de junho a 06 de julho de 2023 (quartas e quintas de 10h às 12h BRT)
Mentorias remotas: de 12 a 30 de julho 2023 (a definir)
Imersão na Silo: 10 a 17 de setembro de 2023

Objetos da convocatória

O objeto desta convocatória é a seleção de no máximo 8 instituições que desejam criar seus laboratórios colaborativamente. As organizações selecionadas deverão designar 02 pessoas para participarem do processo.

Esta convocatória está dirigida à instituições que tenham como objetivo a implementação de um Laboratório de Experimentação aperfeiçoamento de um já existente:

As inscrições deverão ser realizadas pelas instituições.

Essa metodologia, assim como os seus produtos gerados por ela, são orientadas a beneficiar as comunidades e garantir a gestão comunitária dos bens comuns da sociedade onde estão inseridas.

Metodologia:

Essa formação pretende ser uma comunidade de aprendizagem e prática que apoia o desenvolvimento das propostas selecionadas. O processo de prototipagem colaborativa será realizado pela dupla de participantes indicados por suas instituições. Estes contarão com o suporte dos gestores Marcos Garcia e Cinthia Mendonça, assim como o apoio da equipe da Silo - Arte e Latitude Rural e mais 13 gestores convidados de laboratórios nacionais e internacionais.

O processo formativo híbrido conta com 20 horas de atividades remotas e uma semana de atividades presenciais.

O Workshop remoto é composto por 6 encontros de 2h, distribuídos em 4 módulos, somando 12 horas de atividades. Os módulos oferecem conceitos e práticas importantes para a criação e a implementação de laboratórios. Parte desse conteúdo será apresentado por gestores de Laboratórios Ibero-Americanos que atuam em diferentes territórios.

Após o término dos módulos, a dupla participa de 8 horas de encontros coletivos e individuais com mentores, para apoio na prototipagem de seus laboratórios. As mentorias são compostas por assessoramento prático e conceitual por meio de conversas focadas nas propostas de cada instituição, respondendo dúvidas e avaliando o processo de desenvolvimento de cada dupla.

Terminadas as sessões de mentorias, iniciamos a imersão presencial de 07 dias na sede da Silo (Serra da Mantiqueira). Ela é composta por diálogos com convidados online, sessões de trabalho em pares e grupos, sessões presenciais de tutoria e outras atividades de intercâmbio entre os participantes.

As sessões online e presenciais serão realizadas em Português e Espanhol.

O processo de prototipagem deverá ser sistematizado e documentado pelas duplas. A documentação dos processos será compartilhada em nossa plataforma web. No final da formação, a versão prototipada da proposta de laboratório será apresentada publicamente pelos participantes em um evento presencial transmitido ao vivo.

Das inscrições

Cada instituição deve preencher o formulário, no qual deverá ser anexado os seguintes documentos:

Processo de seleção

O comitê de seleção é composto por Marcos Garcia, Cinthia Mendonça e gestores convidados.

No processo seletivo será avaliado:

Compromisso das/os selecionadas/os

As duplas participantes se comprometem a: assistir todas as atividades remotas de formação; de estarem presentes na imersão presencial na Silo; a sistematizar e documentar as propostas desenvolvidas em nossa plataforma; e a apresentar o resultado do protótipo desenvolvido ao final da formação.

Investimento

A instituição selecionada para realizar a formação deverá investir a quantia de R$ 15.400,00 por dupla (R$ 7.700,00 por pessoa).

A quantia investida inclui: 12h de workshops remotos; 8h de mentoria remota; participação de 15 especialistas convidados internacionais e nacionais e 07 dias de imersão presencial na sede da Silo Escola (hospedagem, alimentação e logística). O custeio de deslocamento das instituições até a sede da Silo para a fase presencial do curso será de responsabilidade das instituições selecionadas.

Oferecemos duas opções de pagamento:

Bolsas

Caso a instituição queira pedir uma bolsa para a formação, ela deve fazer a inscrição pelo formulário e fazer o upload de uma carta de solicitação que explique os motivos do pedido.

A Silo poderá disponibilizar até duas bolsas para 1 instituição. Serão considerados os seguintes critérios para acesso às bolsas: envio da carta de solicitação; localização geográfica, equidade racial e de gênero, contexto sócio-econômico da instituição.

Quorum

Para que seja possível a realização do curso, teremos que receber - no mínimo - a inscrição de 5 instituições (10 pessoas).

Histórico

O modelo de Laboratório Cidadão que propomos nesta formação foi desenvolvido pelo Medialab Prado (Espanha) e outras organizações de diferentes partes do mundo, como Silo - Arte e Latitude Rural (Brasil), a Agência Espanhola de Cooperação e a Secretaria Geral Ibero-Americana (Espanha). Esse modelo de instituição tem origem em um formato de atividade denominado oficina de prototipagem colaborativa.

Para saber mais sobre a história dos laboratórios acesse aqui

Silo Escola

Silo Escola é uma linha de ação da Silo - Arte e Latitude Rural. Ela oferece processos formativos em diferentes formatos, alinhados aos programas da organização e aos temas e áreas do conhecimento com os quais trabalhamos. Muitos desses cursos são multi, inter ou transdisciplinares e atendem a diferentes epistemologias.

Por meio de diferentes formatos, unindo pensamento e prática, a Silo Escola vai criando comunidades de aprendizagem e oferecendo oportunidade de aprender por meio do intercâmbio de saberes. Nossos cursos podem ser online, presenciais e imersivos.

Política de Salvaguarda e Código de Ética

Os participantes selecionados concordam, no ato da inscrição, com a leitura e adesão à Política de Salvaguarda e ao Código de Ética e Conduta da Silo - Arte e Latitude Rural, comprometendo-se a adotar durante todo o processo formativo os compromissos estabelecidos nos referidos documentos.


PROGRAMAÇÃO ONLINE

OFICINAS

Módulo 1 - INTRODUÇÃO

21/06 OFICINA 1 (2h)
Apresentação com Cinthia Mendonça (Brasil) e Marcos Garcia (Espanha).

Convidado:
Antonio Lafuente (Espanha)

Conteúdo:
Introdução sobre a formação
Histórico do Laboratório
Introdução Conceitual

Módulo 2 - CONCEITOS E PRÁTICAS

22/06 OFICINA 2 (2h)
Cinthia Mendonça e Marcos Garcia

Convidados:
David Gómez y Valentina Sánchez (México)

Conteúdos:
Metodologia. O que são Laboratórios de experimentação e inovação? Como funcionam? Onde podem ser feitos?

28/06 OFICINA 3 (2h)
Cinthia Mendonça e Marcos Garcia

Convidada:
Carolina Cardoso (Portugal)

Conteúdos:
Metodologia. Aspectos do Laboratório

Módulo 3 - CONHECENDO OS LABORATÓRIOS IBERO-AMERICANOS

29/06 OFICINA 4 (2h)
Com Cinthia Mendonça e Marcos Garcia. Conversa com criadores e gestores de Laboratórios.

Convidados:
Rodrigo Savazoni (Instituto Procomun, São Paulo) e Paola Coral (Inovação Pública e de Cultura, Colômbia).

05/07 OFICINA 5 (2h)
Com Cinthia Mendonça e Marcos Garcia. Conversa com criadores e gestores de Laboratórios.

Convidados:
Pablo Pascale (SEGIB, LABIC, Espanha) e Laryssa Tarachucky (Labic Novale, Santa Catarina, Brasil)

Módulo 4 - COMO PROTOTIPAR LABORATÓRIOS

06/07 OFICINA 6 (2h) ENCERRAMENTO
Encerramento com Cinthia Mendonça e Marcos Garcia.

Convidada:
Eloisa Vaello y Susana Moliner (Experimenta Ciudad, El Salvador)


MENTORIAS

SESSÕES ONLINE DE MENTORIA PARA PROTOTIPAGEM (6h)
Com Cinthia Mendonça e Marcos Garcia.


PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

IMERSÃO PRESENCIAL PARA PROTOTIPAGEM COLABORATIVA (7 dias)
Com presença de Cinthia Mendonça e Marcos Garcia.

Convidados online:
Raúl Olivan (Espanha), José Mota (Portugal), Moises Medrano (Colômbia) entre outras e outros.


Acesse aqui a página com respostas às perguntas mais frequentes.