Convocatória para Colaboradores | Interactivos?’18: Tecnosfera Rural

A Silo - Arte e Latitude Rural apresenta Interactivos?’ 18: Tecnosfera Rural - Repensando a Vida no Campo onde serão desenvolvidos 6 projetos com o aporte de colaboradores em um laboratório rural localizado na Serrinha do Alambari - RJ, de 14 a 28 de junho 2018. Até o dia 15 de maio, receberemos candidaturas para colaboradoras/es que desejam participar diretamente da criação e do desenvolvimento dos projetos selecionados com proposições para o mundo rural.

As pessoas selecionadas receberão hospedagem e alimentação durante o evento.

[BAIXE A CONVOCATÓRIA - PORTUGUÊS]

[DESCARGUE LA CONVOCATORIA - ESPAÑOL]

[FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO / FORMULARIO DE INSCRIPCÍON]

E confira abaixo os projetos que serão desenvolvidos.


LAB DE FERTILIZAÇÃO A BASE DE BIOFERTILIZANTES
ANDRES MAURICIO MONCAYO | Chachagüí, Nariño, Colombia.

Criação de um pequeno laboratório para cultivo de biofertilizantes, ou seja, adubos líquidos com muita energia equilibrada e harmonia mineral preparada a partir de esterco fresco de gado, dissolvida em água e enriquecida com leite e melaço, fermentada em tanques de plástico, sob sistema anaeróbico e enriquecida com sais minerais; como sulfatos de magnésio, zinco, cobre, etc.. Também pretendemos fabricar Ajidol (que é um produto orgânico que tem efeitos inseticidas); Caldo de Cinzas (Fungicida natural); E desenvolver microrganismos MM eficientes, fazer chá esterco e bioestimulantes de babosa.

Perfil de Colaboradoras/es:
Pessoas que tenham relação com o mundo rural, cafeicultores, pessoas que tenham hortas caseiras ou outros cultivos, profissionais da área de tecnologia agropecuária e pessoas que tenham conhecimento em hidroponia, engenheiros químicos, especialistas em biofertilizantes, moradores da Serrinha e demais interessados na pesquisa.


NGUARA - GUIA PARA A CONSTRUÇÃO DE ABRIGOS ANIMAIS E HUMANOS
DANIEL DA SILVA ALMEIDA, TOMMI EDNARDO COSTA e GABRIELA DI SESSA | Resende, Rio de Janeiro, Brasil.

Elaboração de um manual de soluções práticas para assentamentos humanos ou abrigo animal utilizando técnicas ancestrais (a exemplos dos Nguara Puris) e contemporâneas (biodinâmica, permacultura, sintropia) enfatizando o uso de materia prima abundante como o bambu. O objetivo é fazer uma compilação de tecnologias que podem ser úteis na criação desses abrigos agrupadas em um guia para incentivar ao uso de tecnologias sustentáveis para a criação de assentamentos humanos rurais. Como protótipo desenvolvemos um galinheiro e um pequeno abrigo temporário.

Perfil Colaboradoras/es: Engenheira/o de produção ou materiais; designer com experiência em utilização de material natural; bioconstrutora/or ou arquiteta/o com experiência na utilização de bambu; marceneira/o; tepresentantes de comunidades ancestrais (principalmente indígenas da etnia Puri); permacultor/a; ilustrador/a; editor/a gráfico/a; editor/a de conteúdo; fotógrafo para registros, moradores da Serrinha e demais interesados na pesquisa.


FULL COMPOST
OSCAR BRACAMONTE | Santa Fé, Argentina.

Construção de um sistema de compostagem eficiente de decomposição rápida e uniforme, com grande economia de escala, rápida transformação de resíduos em renda econômica, com utilização de grande variedade de matérias para transformar-los em composto. O objetivo é construir um dispositivo que ocupa pouco espaço, tempo e que também seja capaz de tratar qualquer resíduo orgânico.

Perfil Colaboradoras/es: Profissionais com conhecimentos em mecânica ou eletromecânica, soldagem, engenheiros químicos ou técnicos em químicos, agricultores, estudantes, permacultores, moradores da Serrinha e demais interessados na pesquisa.


PROJETO GERMINAÇÃO
ANDRÉIA PREVIATO BOTELHO e FILIPE RAMOS | Santos, São Paulo , Brasil.

Implementação de micro módulos agroflorestais utilizando técnicas como a da hugelkulture (plantio em colinas) e o plantio direto na palha (mulchem), com o objetivo de desenvolver alternativas possíveis de baixo custo e manutenção, colaborando para o enriquecimento florestal, valorizando a tradição oral, apoiando a segurança e variedade alimentar implantando sistemas de plantio planejado com espécies frutíferas, fitoterápicas e nativas da região.

Perfil Colaboradoras/es: Engenheira/os, estudantes ou pessoas interessadas em agroecologia, agrofloresta, permacultura, biodinâmica, plantio em áreas rurais e produção de alimentos, profissional de design, produção audiovisual, gente que gosta de trabalho braçal, moradores da Serrinha e demais interessados na pesquisa.


FERMENTADOS _ COZINHA NÔMADE
DANIELA SERRUYA KOHN | Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Criar uma estação de Fermentação de alimentos e bebidas fazendo um intercâmbio de experimentos e técnicas através do cultivo, cuidado e observação dos microbiomas dos alimentos em processo fermentativo.Trabalhar com a transformação de excedentes de hortas e plantas alimentícias não convensionais em alimentos medicinais e probióticos artesanais.Como resultado faremos uma publicação on-line com receitas a base de fermentaçao.

Perfil Colaboradoras/es: Agricultora/es, cozinheira/os, artistas, marceneiras/os, biólogas/os, estudantes, engenheiras/os de alimento, moradores da Serrinha, ilustradoras/es, designer de web, e demais interessados na pesquisa.


ROTA-MNESIS
ANA HENRIQUES BROTAS | Lisboa, Portugal.

Sendo que as memórias influenciam a nossa perceção do espaço, como é que este processo é traduzido numa representação? Investigação da necessidade intrínseca de fazer e usar mapas numa realidade iconográfica rural, profundamente interligada com a memória. Através de uma metodologia participativa e comunitária, este projeto pretende potenciar uma linguagem pictórica de representação espacial baseada na exploração empírica das rotas pedestres locais.

Perfil Colaboradoras/es: Pessoas com experiência ou interesse por uma metodologia comunitária e colaborativa. Pessoas com conhecimento cartográfico (noções tecnológico-científicas); conhecimento na representação pictórica do espaço; conhecimento de pintura e desenho (de estética, cor, composição, técnicas). Antropólogas/os, sociólogas/os, professores, moradores da Serrinha e demais interessados na pesquisa.


Realização: Silo – Arte e Latitude Rural
Contato: interactivos@silo.org.br

Apoio: Ford Foundation
Parcerias: Crescente Fértil, Lilo.zone