Resiliência: Residência Artística 2021


Chamada aberta

Arte e Ciência

Open Call in english
Convocatoria en español

Por meio desta chamada convidamos artistas, curadores e cientistas interessados em Arte e Ciência para se inscreverem na Resiliência: Residência Artística que ocorrerá entre 22 de agosto e 12 de setembro de 2021.

Nessa edição a residência acolherá artistas, curadores e cientistas interessados em desenvolver seus trabalhos em espaços rurais e/ou de natureza exuberante. A Resiliência: Residência Artística ocorrerá fora dos laboratórios de ciência e dos ateliers de arte, em território de Mata Atlântica, na Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari e no Planalto do Parque Nacional do Itatiaia, localizado a 2.791 metros de altitude.

Nesse ambiente, artistas e curadores interessados em pesquisar e dispostos a dialogar com a ciência e os métodos científicos terão a oportunidade de trabalhar ao lado de cientistas. Os cientistas, por sua vez, poderão ampliar seu campo de visão atuando com variáveis diferentes das convencionais, fora do protocolo de seus laboratórios e próximos à produção artística.

A residência oferece um ambiente propício para a troca de saberes entre artistas e cientistas propondo, de um lado que a ciência possa se transformar a partir das referências e modos de pensar e fazer da arte e, de outro que, a arte possa ter voz ativa no debate de questões científicas com grande impacto da sociedade. Apesar de viverem, muitas vezes, em universos diferentes, de usarem linguagens e abordagens diversas e de possuírem processos criativos e de resolução de problemas distintos, artistas e cientistas podem se beneficiar muito com um compartilhamento mútuo de experiências e olhares, sobretudo se tiverem a oportunidade de compartilharem um espaço de pesquisa e de trabalho que seja uma terceira margem para ambos. Nesse sentido, estabelecendo pontes entre diferentes saberes e promovendo o diálogo entre múltiplos, a Resiliência: Residência Artística também visa contribuir para uma maior aproximação e um diálogo mais rico entre ciência, arte e sociedade.

As inscrições para a residência serão feitas exclusivamente através do email: contato@silo.org.br. No assunto do email deve constar: Inscrição - Resiliência: Residência Artística. O email deve conter 1 arquivo em formato PDF com:

Serão aceitas propostas enviadas em português, inglês ou espanhol.

Prazo limite para as inscrições: 31 de julho de 2021.




Condições

A residência ocorrerá entre os dias 22 de agosto e 12 de setembro de 2021. Cada selecionada/o receberá: passagens - ida e volta - de seu local de origem, alojamento privado ou compartilhado com uma pessoa, estúdios compartilhados, alimentação gratuita e a quantia de R$2.000,00. Nossas instalações são amplas e arejadas.

A residência é composta por expedições na região da APA da Serrinha do Alambari e no Parque do Itatiaia e participação na Silo Escola, um espaço de troca de aprendizagem com a comunidade local e demais interessados.

No final da residência realizamos uma mostra com as pesquisas, processos e trabalhos desenvolvidos. Após a residência será realizada uma publicação com a documentação do processo e resultado dos trabalhos desenvolvidos.




Locais e Contexto

A residência acontecerá entre a Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari e o Planalto do Parque Nacional do Itatiaia, ambos localizados na Serra da Mantiqueira, RJ, Brasil, entre as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. O entorno também estará disponível para a realização dos trabalhos: reservas ambientais, comunidades rurais e polo industrial.

A Serrinha do Alambari é parte integrante de uma Área de Proteção Ambiental (APA), situada no município de Resende (RJ), na encosta leste do Parque Nacional de Itatiaia, Serra da Mantiqueira. Esta área tem a particularidade de integrar zona rural e zona de proteção ambiental. A Serrinha conta com cerca de 1.000 habitantes, comércio e atividade turística. A APA (Área de Proteção Ambiental) da Serrinha do Alambari abrange as comunidades de Serrinha e Capelinha, protegendo a parte alta das microbacias dos rios Alambari e Pirapitinga. Sua área total corresponde a 4.500 hectares.

O Planalto do Itatiaia está localizado dentro do território do Parque Nacional do Itatiaia. Primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em 1937, situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia possui cerca de 28 mil hectares que abrange os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais apresentando um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras. Na região do Planalto do Itatiaia, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos. A área do Parque guarda nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.




Covid 19

Após a seleção, a Silo - Arte e Latitude Rural disponibilizará um protocolo de segurança sanitária que deverá ser seguido para que as/os participantes possam viajar e permanecer em nossas instalações com segurança, mitigando os riscos de transmissão da Covid 19.




Perguntas Frequentes

Acesse aqui a página com respostas às perguntas mais frequentes.




Realização: Silo – Arte e Latitude Rural
Apoio: Instituto Serrapilheira

contato@silo.org.br